Autismo

As Perturbações do Espetro do Autismo

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria,as Perturbações do Espetro do Autismo (PEA)“são um síndroma neuro-comportamental com origem em perturbações do sistema nervoso central que afeta o normal desenvolvimento da criança. Os sintomas ocorrem nos primeiros três anos de vida e incluem três grandes domínios de perturbação:social, comportamental e comunicacional”

(American Psychiatric Association,2013)

 

Não havendo nenhum marcador biológico específico para identificar o autismo, as PEA são identificadas através dos comportamentos clinicamente observáveis. As caraterísticas do autismo estão descritas em sistemas internacionais de diagnóstico e classificação: DSM-5 da Associação Americana de Psiquiatria e o ICD 10 da Organização Mundial de Saúde.

Até 2013, nas anteriores classificações eram considerados 3 grupos de critérios para diagnóstico clínico:
Perturbações na Comunicação
Perturbações na Interação Social Recíproca
Interesses restritos e comportamentos repetitivos

No recentemente publicado DSM-5 (2013) há apenas 2 grupos de critérios nas PEA:

A. deficites persistentes na comunicação social e na interação social, em contextos múltiplos.
Nestes critérios estão incluídas a comunicação verbal e não verbal, a partilha de emoções.Estes deficites pdem manifestar-se com maior ou menor intensidade.

B. padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou
atividades.
Nestes critérios estão incluídas as rotinas obsessivas, a hiper ou hipo sensibilidade sensorial, entre outros comportamentos.
“Os sintomas devem estar presentes no período precoce do desenvolvimento (mas podem não se manifestar inteiramente até as solicitações sociais excederem o limite das capacidades,ou podem ser “mascarados” mais tarde pelo uso de estratégias aprendidas)”

“Os síntomas causam perturbações clinicamente significativas nas áreas social, ocupacional ou em outras áreas importantes do funcionamento corrente“ DSM-5

In the following essay, which likewise features intelligent writing, Kate Freeland shows how she utilizes student conferencing as a successful reaction system for her essential writing students. By requiring pre-and postconference reflections, asking open-finished inquiries, figuring out how to tune in, taking into account quiet, and reflecting students' thoughts, Freeland has had the option to make fifteen-to twenty-minute gatherings increasingly profitable. Carl Gerriets' essay, "Building Relationships through Written Dialog," joins a portion of similar procedures and bases that Freeland utilizes, yet the emphasis here is on composed correspondence. With the assistance of writer from https://australiaessays.info/ Jennifer Lowe, Gerriets clarifies how he utilizes intelligent introductory letters to set up a composed discourse with students at his locale and specialized school who "are nearby just long enough to go to class before surging off to a section or all day work or to mitigate the sitter." Following Gerriets and Lowe is a part by Jeff Sommers, who instructs at a two-year branch grounds. In "A Comprehensive Plan to Respond to Student Writing," Sommers discloses how he reacts to students' intelligent updates and drafts by copying his remarks. As students tune in to Sommers' remarks, they explain their drafts. This methodology permits him to make more progress in less time and urges students to be dynamic members in the reaction procedure.

Os individuos anteriormente classificados com perturbação autistica,perturbação de Asperger ou perturbação global do desenvolvimento passam a ser diagnosticados com perturbação do espetro do autismo. Os indivíduos que têm deficites bem demarcados em comunicação social mas cujos sintomas não vão de encontro a todos os critérios das
perturbações do espetro do autismo devem ser avaliados como tendo uma perturbação da comunicação social

A expressão clínica das PEA varia bastante, não só de pessoa para pessoa mas também em cada indivíduo ao longo do ciclo de vida. As comorbilidades, condições associadas ao autismo ou doenças, também influenciam o comportamento do indivíduo com PEA.

CARTA DOS DIREITOS PARA PESSOAS COM AUTISMO

 

 

                               Características do Autismo


                              Causas do Autismo


                     Prevalência