Utilizamos o termo Condição do espetro do autismo para nos referirmos a um diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo, de modo a respeitar aqueles e aquelas do espetro que sentem que o termo "perturbação" é estigmatizante.
Assim, o termo Condição do espetro do autismo deve ser utilizado para descrever um conjunto de sintomas e características evolutivas, que engloba uma variedade de expressões clínicas com vários níveis de gravidade. Para além disso, é compatível tanto com os pontos fortes como as dificuldades das pessoas do espetro. É, assim, um termo mais inclusivo.
- As capacidades de uma pessoa com autismo dependem de cada indivíduo.
- O facto de uma pessoa não ser verbal, não significa que não seja inteligente ou que não seja capaz de se expressar.
- O Autismo não é, em si, uma doença mental. No entanto, as pessoas no Espetro podem ser mais vulneráveis ao desenvolvimento de problemas ao nível da saúde mental devido ao sofrimento causado pelos conflitos sociais, incompreensão, discriminação e outros fatores.
- Algumas pessoas com autismo têm capacidades intelectuais normais ou acima da média.
- Um indivíduo pode ter facilidade em conversar e apresentar elevadas competências intelectuais, no entanto, não significa que não tenha dificuldades ao nível da interação social e da compreensão de determinados aspetos do mundo à sua volta.
- Muitas pessoas com autismo querem estudar e encontrar um emprego que as realize. Em muitos casos, as pessoas com autismo podem trazer muitas competências e dedicação para o local de trabalho.
- Nos domínios da educação e do emprego, algumas pessoas com autismo irão necessitar de adaptação e apoios razoáveis com os aspetos da vida escolar/trabalho. Da mesma forma, muitas pessoas com autismo gostariam de viver o mais autonomamente possível. Em muitos casos, isso requer serviços flexíveis e baseados na comunidade, que façam um equilíbrio entre a privacidade e a liberdade com o suporte disponível em determinados aspetos da vida diária.