Pesquisar
Contactos
Módulos da formação VET para Formadores e Gestores de PMEs desenvolvidos no âmbito do projeto ASES, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE. O curso de formação VET ASES para Gestores de PMEs tem como objetivo a formação de formadores e gestores das PMEs com especial atenção aos seguintes aspetos:
- Como entrevistar candidatos com autismo;
- Como preparar um ambiente de trabalho apropriado para o trabalhador autista
- Como apoiar o desenvolvimento profissional do trabalhador autista.
A app IVEA, desenvolvida no âmbito do projeto IVEA, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE, foi desenvolvida para dispositivos Android e pode ser instalada em smartphones e tablets. Inclui uma versão adaptada do Guia Europeu, combinada com material multimédia (gráficos e vídeo). A aplicação é composta por duas versões, uma versão easy ready para pessoas com autismo que procuram emprego e a versão dirigida a possíveis empregadores.
A app ASES, desenvolvida no âmbito do projeto ASES, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE, consiste num serious game (jogo sério) cujo objetivo é apoiar as PMEs na promoção da inclusão de adultos com Autismo no local de trabalho. Ao jogar, irá aprender quais são os seus pontos fortes e fracos no que diz respeito à inclusão de pessoas com autismo no local de trabalho. Com o conhecimento obtido através desta avaliação, o jogador poderá focar a sua aprendizagem em competências-chave.
Recursos práticos para apoiar o recrutamento e desenvolvimento profissional de colaboradores autistas. Desenvolvido no âmbito do projeto ASES, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE.
Este manual foi desenvolvido pela Inovar Autismo no âmbito do projeto “Um passo para o futuro”, cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.). Neste manual, encontram-se dicas úteis para jovens autistas, entidades empregadoras, bem como um capítulo dedico às escolas sobre o Plano Individual de Transição (PIT). Pretende-se que este breve manual seja uma ferramenta útil não só para os jovens que se encontram à procura de emprego, mas também para consciencializar as entidades empregadoras que pretendem recrutar profissionais no espectro do autismo.
Programa de Neurodiversidade, já com várias edições, pretende construir um mundo equitativo com a diversidade como pilar para uma sociedade mais justa. O Programa é promovido pela Critical Software (CSW), empresa de Coimbra, e ainda pela Critical TechWorks e a Specialisterne e conta já com diversas edições e novos parceiros.
Conjunto de recursos para indivíduos, familiares, profissionais e entidades empregadoras. O objetivo é proporcionar às pessoas autistas um melhor acesso e apoio ao emprego. Foi concebido para ajudar as pessoas autistas a desenvolver o seu perfil de emprego. Também pode ser utilizado por pais, cuidadores ou técnicos de emprego que apoiam pessoas autistas na procura de emprego. O conjunto de ferramentas oferece apoio e orientação aos empregadores que pretendem prestar mais assistência aos seus colaboradores.
Este guia, desenvolvido no âmbito do projeto IVEA, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE, é um guia holístico que pretende promover o emprego de pessoas com autismo.
Manual elaborado no âmbito da atividade 3 do Projeto IPV I2 – Inclusão académica e empregabilidade em estudantes com necessidades específicas, desenvolvido nas Unidades Orgânicas do Instituto Politécnico de Viseu. Constitui-se como um recurso teórico-prático orientado para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.
Curriculum do curso de formação VET para Formadores e Gestores de PMEs desenvolvido no âmbito do projeto ASES, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE. O curso de formação VET ASES para Gestores de PMEs tem como objetivo o treino dos formadores e gestores das PMEs com especial atenção aos seguintes aspetos:
- Como entrevistar candidatos com autismo;
- Como preparar um ambiente de trabalho apropriado para o trabalhador autista
- Como apoiar o desenvolvimento profissional do trabalhador autista.
O curso de formação VET ASES fornece materiais que apoiam: 1. Um ambiente de aprendizagem híbrido que permite a realização de cursos flexíveis; 2. Realização de cursos por meios digitais; 3. Realização de cursos presenciais.