Recursos - Educação

Os Quatro Inseparáveis

2023
Livro
(
Português
)

Autor:

FPDA-Federação Portuguesa de Autismo com a parceria da APPDA-Açores, APPDA-Algarve e APPDA-Madeira. Textos de: Rita Pereira Edição: Betweien, Lda.

Este livro é o principal resultado do projeto Ler & Incluir, cofinanciado pelo INR, I.P., desenvolvido pela FPDA – Federação Portuguesa de Autismo, em parceria com a APPDA-Açores, APPDA-Algarve e APPDA-Madeira.
Pretende sensibilizar os leitores acerca do Autismo e promover a aceitação e inclusão de todos, independentemente das suas diferenças. Esta história é o resultado de um trabalho colaborativo entre a FPDA e as suas Associações Federadas parceiras neste projeto, mas também da partilha de experiências e testemunhos de pessoas com autismo, familiares e educadoras de infância que, amavelmente, aceitaram o convite e colaboraram numa fase inicial do projeto. Apesar de se tratar de um livro de ficção, tem como base diferentes experiências e histórias de vida, alinhadas numa só narrativa. Pretende-se que esta história proporcione uma poderosa reflexão acerca das diferenças e de como ainda precisamos aprender com elas.

Aceder ao recurso

Desafios da Educação Inclusiva

2023
e-Book
(
Português
)

Autor:

Maria Madalena Baptista (coordenação) (ESEC)

A presente publicação insere-se no âmbito das atividades do Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, mais especificamente na sua linha de Educação Especial e Inclusiva. Esta publicação visa ser mais um contributo para vencer esse desafio de todos nós e de todos os dias que é cumprir a construção de uma escola e uma sociedade naturalmente inclusivas.

Aceder ao recurso

Diferentes Olhares para o Conceito de Educação Inclusiva

2025
e-Book
(
Português
)

Autor:

Editores: Joaquim Colôa, Marco Ferreira, Nelson Santos e Patricia Pacheco (ISEC - Instituto Superior de Educação e Ciências)

Este e-book, Diferentes Olhares para o Conceito de Educação Inclusiva, reúne reflexões e práticas desenvolvidas por docentes e investigadores que, a partir de diferentes contextos educativos, oferecem contributos relevantes e atualizados para o aprofundamento do conceito de educação inclusiva. A presente publicação emerge do compromisso do ISEC Lisboa com a promoção de uma escola mais justa, participativa e ativamente envolvida na transformação social, reunindo textos que se distinguem pela qualidade teórica, rigor metodológico e aplicabilidade pedagógica.

Aceder ao recurso

Formação IPA+

2019
Curso de formação
(
Português
)

Autor:

Projeto IPA+ desenvolvido por: Instituto de Investigação Polibienestar (Espanha); Autismo Burgos (Espanha); Autism-Europe (Bélgica); FPDA-Federação Portuguesa de Autismo (Portugal); Fundação Mil Desejos (Fondacija Hiljadu Zelja) (Sérvia)

Os recursos do projeto IPA+ consistem em materiais e ferramentas desenvolvidos para apoiar a formação de profissionais que trabalham com pessoas no espectro do autismo.​ O projeto IPA+, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE, desenvolveu e testou dois cursos de formação online (curso básico e avançado) para atender às necessidades educacionais de profissionais com diferentes níveis de experiência e conhecimento. ​Além disso, o projeto disponibiliza diretrizes práticas baseadas em evidências para profissionais interessados em implementar a formação IPA+ de forma autónoma e independente. ​Esses recursos foram criados com base em evidências científicas e na experiência de especialistas da área, e estão disponíveis gratuitamente para consulta e uso em diversos idiomas.

Aceder ao recurso

Educação Inclusiva - Um direito Inegociável

2024
e-Book
(
Português
)

Autor:

Patrícia Pacheco e Sandrina Esteves (coordenação)

Este e-Book surge no âmbito do Seminário: Educação Inclusiva - Um direito negociável, realizado no ISEC Lisboa, em maio de 2023. O livro é constituído por duas partes: integra textos que decorrem do desenvolvimento do seminário e incorpora textos que completam a primeira parte e direcionam para outros olhares e abordagens em diferentes contextos.

Aceder ao recurso

Formação IPA 2 - Prevenção do absentismo e do insucesso escolar dos alunos com autismo: Melhorar a transição do 1º para o 2º Ciclo

2022
Curso de formação
(
Português
)

Autor:

Projeto IPA2 desenvolvido por: Instituto de Investigação Polibienestar (Espanha); Autismo Burgos (Espanha); Social IT (Itália); FPDA - Federação Portuguesa de Autismo (Portugal); Fundação Mil Desejos (Fondacija Hiljadu Zelja) (Sérvia); Autism-Europe (Bélgica)

Curso de formação online (Moodle) para professores e técnicos sobre transições escolares inclusivas. Estes recursos foram desenvolvidos no âmbito do projeto IPA2, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE, com o objetivo de apoiar professores e alunos no espectro do autismo durante a transição do 1º para o 2º Ciclo, visando reduzir o abandono escolar precoce e promover a inclusão educativa.

Aceder ao recurso

IDEAL Connect

2025
Plataforma de aprendizagem
(
Português
)

Autor:

Projeto IDEAL: Inclusive Digital Education for Autistic People Learning, desenvolvido por Universidade de Burgos (Espanha), Fundación Miradas (Espanha), Autism-Europe (Bélgica), FPDA – Federação Portuguesa de Autismo (Portugal), Tady to mám rád (Chéquia), Fondacija hiljadu želja (Sérvia) e Catness Game Studios (Espanha)

A IDEAL Connect é uma plataforma digital desenvolvida no âmbito do projeto europeu IDEAL – Inclusive Digital Education for Autistic People Learning, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE. O principal objetivo desta iniciativa é promover a inclusão digital de pessoas no espectro do autismo, especialmente aquelas com maiores necessidades de apoio, facilitando o seu acesso autónomo e igualitário às tecnologias digitais. A plataforma IDEAL Connect destaca-se por ser acessível a pessoas autistas, com leitura fácil, pictogramas e recursos visuais. Oferece conteúdos variados em áreas como comunicação, educação, saúde e vida diária, estando disponível em seis línguas europeias. Disponibiliza ainda materiais de formação para pessoas autistas, famílias e educadores, e adota uma abordagem de avaliação centrada na pessoa, garantindo que as ferramentas digitais respondem às necessidades individuais de cada utilizador.

Aceder ao recurso

Educação Inclusiva - Guia para pais

2021
Guia
(
Português
)

Autor:

IAC - Instituto de Apoio à Criança

Este guia surge numa tentativa de orientar as famílias nas respostas que estão disponíveis e que nem sempre são do conhecimento dos pais e cuidadores. Com uma linguagem acessível e simplificada, pretende guiar a sua procura no sentido de adequar o mais possível cada caso a uma resposta; pretende auxiliar os pais e cuidadores não só ao nível de questões relacionadas com educação, mas também em termos de prestações sociais.

Aceder ao recurso

Capacitar@Escola

2023
Manual
(
Português
)

Autor:

FPDA-Federação Portuguesa de Autismo em parceria com APPDA-Açores, APPDA-Algarve e APPDA-Madeira

O presente documento representa a compilação dos conteúdos da formação no âmbito do projeto Capacitar@Escola, projeto desenvolvido pela FPDA – Federação Portuguesa de Autismo, em parceria com a APPDA-Açores, APPDA-Algarve e APPDA-Madeira, e cofinanciado pelo INR, I.P.
Módulos: 1 - Definição e Conceptualização do Espetro do Autismo; 2 - Principais Características do Autismo; 3 - O aluno com autismo; 4 - Escola + Família; 5 - As Transições Escolares; 6 - Desafios, apoios e estratégias.

Aceder ao recurso

The Autism Friendly School

2021
e-book
(
Inglês
)

Autor:

Timothy Hansen

Guia de design essencial para todos os envolvidos na criação e conceção de ambientes de aprendizagem em escolas primárias na Nova Zelândia. Espera-se que, ao implementar as soluções arquitetónicas propostas neste guia, não apenas os alunos no espectro do autismo sejam positivamente impactados, mas que todos os alunos possam beneficiar dessas melhorias.

Aceder ao recurso