Pesquisar
Contactos
Este livro é o principal resultado do projeto Ler & Incluir, cofinanciado pelo INR, I.P., desenvolvido pela FPDA – Federação Portuguesa de Autismo, em parceria com a APPDA-Açores, APPDA-Algarve e APPDA-Madeira.
Pretende sensibilizar os leitores acerca do Autismo e promover a aceitação e inclusão de todos, independentemente das suas diferenças. Esta história é o resultado de um trabalho colaborativo entre a FPDA e as suas Associações Federadas parceiras neste projeto, mas também da partilha de experiências e testemunhos de pessoas com autismo, familiares e educadoras de infância que, amavelmente, aceitaram o convite e colaboraram numa fase inicial do projeto. Apesar de se tratar de um livro de ficção, tem como base diferentes experiências e histórias de vida, alinhadas numa só narrativa. Pretende-se que esta história proporcione uma poderosa reflexão acerca das diferenças e de como ainda precisamos aprender com elas.
A presente publicação insere-se no âmbito das atividades do Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, mais especificamente na sua linha de Educação Especial e Inclusiva. Esta publicação visa ser mais um contributo para vencer esse desafio de todos nós e de todos os dias que é cumprir a construção de uma escola e uma sociedade naturalmente inclusivas.
Este e-book, Diferentes Olhares para o Conceito de Educação Inclusiva, reúne reflexões e práticas desenvolvidas por docentes e investigadores que, a partir de diferentes contextos educativos, oferecem contributos relevantes e atualizados para o aprofundamento do conceito de educação inclusiva. A presente publicação emerge do compromisso do ISEC Lisboa com a promoção de uma escola mais justa, participativa e ativamente envolvida na transformação social, reunindo textos que se distinguem pela qualidade teórica, rigor metodológico e aplicabilidade pedagógica.
Os recursos do projeto IPA+ consistem em materiais e ferramentas desenvolvidos para apoiar a formação de profissionais que trabalham com pessoas no espectro do autismo. O projeto IPA+, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE, desenvolveu e testou dois cursos de formação online (curso básico e avançado) para atender às necessidades educacionais de profissionais com diferentes níveis de experiência e conhecimento. Além disso, o projeto disponibiliza diretrizes práticas baseadas em evidências para profissionais interessados em implementar a formação IPA+ de forma autónoma e independente. Esses recursos foram criados com base em evidências científicas e na experiência de especialistas da área, e estão disponíveis gratuitamente para consulta e uso em diversos idiomas.
Este e-Book surge no âmbito do Seminário: Educação Inclusiva - Um direito negociável, realizado no ISEC Lisboa, em maio de 2023. O livro é constituído por duas partes: integra textos que decorrem do desenvolvimento do seminário e incorpora textos que completam a primeira parte e direcionam para outros olhares e abordagens em diferentes contextos.
Curso de formação online (Moodle) para professores e técnicos sobre transições escolares inclusivas. Estes recursos foram desenvolvidos no âmbito do projeto IPA2, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE, com o objetivo de apoiar professores e alunos no espectro do autismo durante a transição do 1º para o 2º Ciclo, visando reduzir o abandono escolar precoce e promover a inclusão educativa.
A IDEAL Connect é uma plataforma digital desenvolvida no âmbito do projeto europeu IDEAL – Inclusive Digital Education for Autistic People Learning, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE. O principal objetivo desta iniciativa é promover a inclusão digital de pessoas no espectro do autismo, especialmente aquelas com maiores necessidades de apoio, facilitando o seu acesso autónomo e igualitário às tecnologias digitais. A plataforma IDEAL Connect destaca-se por ser acessível a pessoas autistas, com leitura fácil, pictogramas e recursos visuais. Oferece conteúdos variados em áreas como comunicação, educação, saúde e vida diária, estando disponível em seis línguas europeias. Disponibiliza ainda materiais de formação para pessoas autistas, famílias e educadores, e adota uma abordagem de avaliação centrada na pessoa, garantindo que as ferramentas digitais respondem às necessidades individuais de cada utilizador.
Este guia surge numa tentativa de orientar as famílias nas respostas que estão disponíveis e que nem sempre são do conhecimento dos pais e cuidadores. Com uma linguagem acessível e simplificada, pretende guiar a sua procura no sentido de adequar o mais possível cada caso a uma resposta; pretende auxiliar os pais e cuidadores não só ao nível de questões relacionadas com educação, mas também em termos de prestações sociais.
O presente documento representa a compilação dos conteúdos da formação no âmbito do projeto Capacitar@Escola, projeto desenvolvido pela FPDA – Federação Portuguesa de Autismo, em parceria com a APPDA-Açores, APPDA-Algarve e APPDA-Madeira, e cofinanciado pelo INR, I.P.
Módulos: 1 - Definição e Conceptualização do Espetro do Autismo; 2 - Principais Características do Autismo; 3 - O aluno com autismo; 4 - Escola + Família; 5 - As Transições Escolares; 6 - Desafios, apoios e estratégias.
Guia de design essencial para todos os envolvidos na criação e conceção de ambientes de aprendizagem em escolas primárias na Nova Zelândia. Espera-se que, ao implementar as soluções arquitetónicas propostas neste guia, não apenas os alunos no espectro do autismo sejam positivamente impactados, mas que todos os alunos possam beneficiar dessas melhorias.