Recursos - Educação

Apoyos Visuales y Los transtorno del Espectro Autista

2011
Guia
(
Espanhol
)

Autor:

Autism Speaks

O Departamento de Serviços para Famílias da Autism Speaks disponibiliza recursos, materiais e apoio para ajudar as famílias a lidar com os desafios diários do autismo. Estes materiais são resultado das atividades contínuas da Autism Speaks.

Aceder ao recurso

Guião Orientador da Educação Inclusiva

s/d
Guião orientador
(
Português
)

Autor:

Equipa Multidisciplinar de Apoio à Escola Inclusiva do Agrupamento de Escolas da Nazaré

Os elementos permanentes da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) do Agrupamento de Escolas da Nazaré elaboraram um Guião orientador onde explicitam os procedimentos a adotar no âmbito do processo de identificação,  implementação, avaliação e monitorização das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, de acordo com o Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho.

Aceder ao recurso

Projeto Piloto: Protocolo de Atuação para Alunos com Autismo

2024
Guia prático
(
Português
)

Autor:

FPDA-Federação Portuguesa de Autismo em parceria com APPDA-Açores, APPDA-Algarve e APPDA-Madeira

Guia Prático para a Gestão de Comportamentos Disruptivos e Situações de Crise com Alunos Autistas. Este guia visa fornecer um protocolo passo a passo para professores, educadores, assistentes operacionais e restantes técnicos/profissionais das escolas na gestão de comportamentos desafiadores e situações de crise com alunos autistas, garantindo intervenções seguras, adequadas, eficazes e inclusivas. Guia desenvolvido no âmbito do Projeto Piloto: Protocolo de Atuação para Alunos com Autismo, cofinanciado pelo INR, I.P.

Aceder ao recurso

Uma Escola Inclusiva Para Alunos Com Perturbação do Espectro do Autismo - Estratégias para colegas/pares

s/d
Brochura
(
Português
)

Autor:

APPDA-Lisboa

Este documento tem como objetivo apresentar algumas estratégias a crianças e jovens a que podem recorrer em algumas situações, de forma a facilitar a inclusão dos colegas com autismo na escola.

Aceder ao recurso

Digital Inclusive Tool (DiGiTool)

2023
Conjunto de ferramentas
(
Português
)

Autor:

Projeto "Digital Inclusive Tool (DiGiTool)", desenvolvido por Inovar Autismo (Portugal), Autismo Sevilha (Espanha), Diversamente ODV (Itália), Autism-Europe (Bélgica), ISCTE (Portugal), InterMediaKT (Grécia) e CRID do Instituto Politécnico de Leiria

O projeto Digital inclusive Tool (DiGiTool), cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE, tem como objetivo primordial capacitar professores/as (ensino regular/ensino especial), para trabalhar com alunos e alunas autistas, utilizando as TIC. Conjunto de ferramentas dirigidas a alunos autistas, professores, familiares/pessoas de apoio. Disponível em Inglês, Português, Espanhol, Francês e Italiano.

Aceder ao recurso

Uma Escola Inclusiva Para Alunos Com Perturbação do Espectro do Autismo - Estratégias para professores e assistentes operacionais

s/d
Brochura
(
Português
)

Autor:

APPDA-Lisboa

O presente documento tem como objetivo apresentar algumas estratégias para professores e assistentes operacionais, de forma a promover, da melhor forma possível, a inclusão de alunos com autismo na escola. Tendo em conta a diversidade de expressões do espetro do autismo, algumas estratégias apresentadas poderão adequar-se mais do que outras.

Aceder ao recurso

Autism Resource Pack for School

s/d
Conjunto de ferramentas
(
Inglês
)

Autor:

Avista & Children Disability Network Team (Rach Hosie, Grace O´Hanlon; Jannifer Kenny; Aoife St John; Debbie Hourican & Helen Connaughton)

Este recurso foi desenvolvido pela equipa Avista para fornecer orientação e recursos práticos às equipas escolares no apoio a alunos com autismo. Tem como temáticas: introdução e terminologia, criar um ambiente amigável ao autismo, suportes visuais, rotina e estrutura, estratégias de comunicação, regulação emocional e gestão de comportamentos, processamento sensorial, currículos, salas amigáveis ao autismo, recursos para ajudar as crianças a entender o autismo, lista de referências e leituras adicionais e recursos para impressão.

Aceder ao recurso

GBL for soft skills development - Booklet for primary school teachers

2024
Booklet
(
Inglês
)

Autor:

Projeto "GAMESS: Games for students with Autism as an effective Methodology in Education for the development of Social Skills", desenvolvido por: Centar za autizam (Croácia), Fundación Miradas (Espanha), Olemisen Balanssia ry (Finlândia) e STANDO LTD (Chipre)

Desenvolvido no âmbito do projeto GAMESS: Games for students with Autism as an effective Methodology in Education for the development of Social Skills, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE. Este recurso foi criado com foco em abordagens de aprendizagem de competências sociais, voltadas para o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais em crianças autistas inseridas em turmas regulares. O principal objetivo é promover a inclusão segura e eficaz desses alunos no ambiente escolar, utilizando jogos adaptativos que estimulem a consciência social e fortaleçam os laços entre os colegas. Dada a ampla valorização das atividades lúdicas, especialmente nos primeiros anos do ensino fundamental, foi desenvolvido um manual prático para professores, com jogos aplicáveis em sala de aula com finalidade educativa.

Aceder ao recurso

GBL for soft skills development - Curriculum for primary schoolteachers

2024
Curriculum
(
Inglês
)

Autor:

Projeto "GAMESS: Games for students with Autism as an effective Methodology in Education for the development of Social Skills", desenvolvido por: Centar za autizam (Croácia), Fundación Miradas (Espanha), Olemisen Balanssia ry (Finlândia) e STANDO LTD (Chipre)

Desenvolvido no âmbito do projeto GAMESS: Games for students with Autism as an effective Methodology in Education for the development of Social Skills, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE. Currículo de competências sociais para crianças Autistas com base em jogos, destinado a professores do 1.º ciclo ajudando-os a ensinar, de forma eficaz, competências sociais importantes para alunos autistas. O Currículo visa aumentar as competências dos professores, tendo em consideração: a) Os desafios enfrentados pelas crianças autistas na sala de aula regular e no ambiente escolar em geral, b) As competências sociais com as quais as crianças autistas costumam ter dificuldades, c) A ausência de currículos de formação abrangentes focados no desenvolvimento profissional dos professores em competências sociais. Conteúdos: Compreensão do autismo; Problemas e dificuldades enfrentados pelas crianças autistas na sala de aula relacionados às competências sociais; e Estratégias de ensino.

Aceder ao recurso

Apontamentos de Educação Especial e Inclusiva

2022
e-book
(
Português
)

Autor:

Ana Carolina Rodrigues, Bruna Pinto, Carolina Flores, Carina Ferreira, Carlos Silva, Cristina Peixoto Matos, Esperança Ribeiro, Henrique Ramalho, Kássia Vunge, Laura Gomes, Liliana Simões, Mariana Pereira, Mirian Almeida, Pâmela Lima, Pedro Almeida, Rosana Silveira, Rui Carvalho, Sara Felizardo, Sara Pereira & Tiago Bastos (Escola Superior de Educação de Viseu)

Iniciativa criada no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial – Domínio cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Este e-Book está orientado para a pesquisa e intervenção no domínio da educação especial e inclusão, numa abordagem que valoriza o desenvolvimento da autonomia e a participação de crianças/jovens e adultos com necessidades específicas nos seus contextos sociais de vida. Este e-book tem como objetivo potenciar um espaço de reflexão em torno de temas candentes da atualidade, sendo que os textos apresentados abordam temáticas diversas, como projetos inclusivos de cocriação, análise dos contributos do método montessori na intervenção com crianças Autismo, reflexões teóricas sobre (des)conexões e opções metodológicas da educação inclusiva, ou referencial de vida independente, na senda da inclusão.

Aceder ao recurso