Recursos > Educação

Formação IPA 2 - Prevenção do absentismo e do insucesso escolar dos alunos com autismo: Melhorar a transição do 1º para o 2º Ciclo

2022
Curso de formação
(
Português
)

Autor:

Projeto IPA2 desenvolvido por: Instituto de Investigação Polibienestar (Espanha); Autismo Burgos (Espanha); Social IT (Itália); FPDA - Federação Portuguesa de Autismo (Portugal); Fundação Mil Desejos (Fondacija Hiljadu Zelja) (Sérvia); Autism-Europe (Bélgica)

Curso de formação online (Moodle) para professores e técnicos sobre transições escolares inclusivas. Estes recursos foram desenvolvidos no âmbito do projeto IPA2, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE, com o objetivo de apoiar professores e alunos no espectro do autismo durante a transição do 1º para o 2º Ciclo, visando reduzir o abandono escolar precoce e promover a inclusão educativa.

Link para o recurso >

Capacitar@Escola

2023
Manual
(
Português
)

Autor:

Desenvolvido pela FPDA-Federação Portuguesa de Autismo com a parceria da APPDA-Açores, APPDA-Algarve e APPDA-Madeira.

O presente documento representa a compilação dos conteúdos da formação no âmbito do projeto Capacitar@Escola, cofinanciado pelo INR, I.P., desenvolvido pela FPDA – Federação Portuguesa de Autismo, em parceria com a APPDA-Açores, APPDA-Algarve e APPDA-Madeira.Módulos da Formação:1 - Definição e Conceptualização do Espetro do Autismo; 2 - Principais Características do Autismo; 3 - O aluno com autismo; 4 - Escola + Família; 5 - As Transições Escolares; 6 - Desafios, apoios e estratégias.

Link para o recurso >

Uma Escola Inclusiva Para Alunos Com Perturbação do Espectro do Autismo - Estratégias para colegas/pares

s/d
Brochura
(
Português
)

Autor:

APPDA-Lisboa

Este documento tem como objetivo apresentar algumas estratégias a crianças e jovens a que podem recorrer em algumas situações, de forma a facilitar a inclusão dos colegas com autismo na escola.

Link para o recurso >

Projeto Piloto: Protocolo de Atuação para Alunos com Autismo

2024
Guia prático
(
Português
)

Autor:

Desenvolvido pela FPDA-Federação Portuguesa de Autismo com a parceria da APPDA-Açores, APPDA-Algarve e APPDA-Madeira.

Guia Prático para a Gestão de Comportamentos Disruptivos e Situações de Crise com Alunos Autistas. Este guia visa fornecer um protocolo passo a passo para professores, educadores, assistentes operacionais e restantes técnicos/profissionais das escolas na gestão de comportamentos desafiadores e situações de crise com alunos autistas, garantindo intervenções seguras, adequadas, eficazes e inclusivas. Guia desenvolvido no âmbito do Projeto Piloto: Protocolo de Atuação para Alunos com Autismo, cofinanciado pelo INR, I.P.

Link para o recurso >

Guião Orientador da Educação Inclusiva

s/d
Guião orientador
(
Português
)

Autor:

Equipa Multidisciplinar de Apoio à Escola Inclusiva do Agrupamento de Escolas da Nazaré

Os elementos permanentes da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) do Agrupamento de Escolas da Nazaré elaboraram um Guião orientador onde explicitam os procedimentos a adotar no âmbito do processo de identificação, implementação, avaliação e monitorização das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, de acordo com o Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho.

Link para o recurso >

IDEAL Connect

2025
Plataforma de aprendizagem
(
Português
)

Autor:

Projeto "IDEAL: Inclusive Digital Education for Autistic People Learning", desenvolvido por Universidade de Burgos (Espanha), Fundación Miradas (Espanha), Autism-Europe (Bélgica), FPDA – Federação Portuguesa de Autismo (Portugal), Tady to mám rád (Chéquia), Fondacija hiljadu želja (Sérvia) e Catness Game Studios (Espanha).

A IDEAL Connect é uma plataforma digital desenvolvida no âmbito do projeto europeu IDEAL – Inclusive Digital Education for Autistic People Learning, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE. O principal objetivo desta iniciativa é promover a inclusão digital de pessoas no espectro do autismo, especialmente aquelas com maiores necessidades de apoio, facilitando o seu acesso autónomo e igualitário às tecnologias digitais. A plataforma IDEAL Connect destaca-se por ser acessível a pessoas autistas, com leitura fácil, pictogramas e recursos visuais. Oferece conteúdos variados em áreas como comunicação, educação, saúde e vida diária, estando disponível em seis línguas europeias. Disponibiliza ainda materiais de formação para pessoas autistas, famílias e educadores, e adota uma abordagem de avaliação centrada na pessoa, garantindo que as ferramentas digitais respondem às necessidades individuais de cada utilizador.

Link para o recurso >

Digital Inclusive Tool (DiGiTool)

2023
Conjunto de ferramentas
(
Português
)

Autor:

Projeto "Digital Inclusive Tool (DiGiTool)", desenvolvido por Inovar Autismo (Portugal), Autismo Sevilha (Espanha), Diversamente ODV (Itália), Autism-Europe (Bélgica), ISCTE (Portugal), InterMediaKT (Grécia) e CRID do Instituto Politécnico de Leiria

O projeto “Digital inclusive Tool” (DiGiTool), cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE, tem como objetivo primordial capacitar professores/as (ensino regular/ensino especial), para trabalhar com alunos e alunas autistas, utilizando as TIC. Conjunto de ferramentas dirigidas a alunos autistas, professores, familiares/pessoas de apoio. Disponível em Inglês, Português, Espanhol, Francês e Italiano.

Link para o recurso >