Pesquisar
Contactos
Curso de formação online (Moodle) para professores e técnicos sobre transições escolares inclusivas. Estes recursos foram desenvolvidos no âmbito do projeto IPA2, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE, com o objetivo de apoiar professores e alunos no espectro do autismo durante a transição do 1º para o 2º Ciclo, visando reduzir o abandono escolar precoce e promover a inclusão educativa.
O presente documento representa a compilação dos conteúdos da formação no âmbito do projeto Capacitar@Escola, cofinanciado pelo INR, I.P., desenvolvido pela FPDA – Federação Portuguesa de Autismo, em parceria com a APPDA-Açores, APPDA-Algarve e APPDA-Madeira.Módulos da Formação:1 - Definição e Conceptualização do Espetro do Autismo; 2 - Principais Características do Autismo; 3 - O aluno com autismo; 4 - Escola + Família; 5 - As Transições Escolares; 6 - Desafios, apoios e estratégias.
Este documento tem como objetivo apresentar algumas estratégias a crianças e jovens a que podem recorrer em algumas situações, de forma a facilitar a inclusão dos colegas com autismo na escola.
Guia Prático para a Gestão de Comportamentos Disruptivos e Situações de Crise com Alunos Autistas. Este guia visa fornecer um protocolo passo a passo para professores, educadores, assistentes operacionais e restantes técnicos/profissionais das escolas na gestão de comportamentos desafiadores e situações de crise com alunos autistas, garantindo intervenções seguras, adequadas, eficazes e inclusivas. Guia desenvolvido no âmbito do Projeto Piloto: Protocolo de Atuação para Alunos com Autismo, cofinanciado pelo INR, I.P.
Os elementos permanentes da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) do Agrupamento de Escolas da Nazaré elaboraram um Guião orientador onde explicitam os procedimentos a adotar no âmbito do processo de identificação, implementação, avaliação e monitorização das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, de acordo com o Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho.
A IDEAL Connect é uma plataforma digital desenvolvida no âmbito do projeto europeu IDEAL – Inclusive Digital Education for Autistic People Learning, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE. O principal objetivo desta iniciativa é promover a inclusão digital de pessoas no espectro do autismo, especialmente aquelas com maiores necessidades de apoio, facilitando o seu acesso autónomo e igualitário às tecnologias digitais. A plataforma IDEAL Connect destaca-se por ser acessível a pessoas autistas, com leitura fácil, pictogramas e recursos visuais. Oferece conteúdos variados em áreas como comunicação, educação, saúde e vida diária, estando disponível em seis línguas europeias. Disponibiliza ainda materiais de formação para pessoas autistas, famílias e educadores, e adota uma abordagem de avaliação centrada na pessoa, garantindo que as ferramentas digitais respondem às necessidades individuais de cada utilizador.
O projeto “Digital inclusive Tool” (DiGiTool), cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE, tem como objetivo primordial capacitar professores/as (ensino regular/ensino especial), para trabalhar com alunos e alunas autistas, utilizando as TIC. Conjunto de ferramentas dirigidas a alunos autistas, professores, familiares/pessoas de apoio. Disponível em Inglês, Português, Espanhol, Francês e Italiano.