Pesquisar
Contactos
O Departamento de Serviços para Famílias da Autism Speaks disponibiliza recursos, materiais e apoio para ajudar as famílias a lidar com os desafios diários do autismo. Estes materiais são resultado das atividades contínuas da Autism Speaks.
Os elementos permanentes da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) do Agrupamento de Escolas da Nazaré elaboraram um Guião orientador onde explicitam os procedimentos a adotar no âmbito do processo de identificação, implementação, avaliação e monitorização das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, de acordo com o Decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho.
Guia Prático para a Gestão de Comportamentos Disruptivos e Situações de Crise com Alunos Autistas. Este guia visa fornecer um protocolo passo a passo para professores, educadores, assistentes operacionais e restantes técnicos/profissionais das escolas na gestão de comportamentos desafiadores e situações de crise com alunos autistas, garantindo intervenções seguras, adequadas, eficazes e inclusivas. Guia desenvolvido no âmbito do Projeto Piloto: Protocolo de Atuação para Alunos com Autismo, cofinanciado pelo INR, I.P.
Este documento tem como objetivo apresentar algumas estratégias a crianças e jovens a que podem recorrer em algumas situações, de forma a facilitar a inclusão dos colegas com autismo na escola.
O projeto Digital inclusive Tool (DiGiTool), cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE, tem como objetivo primordial capacitar professores/as (ensino regular/ensino especial), para trabalhar com alunos e alunas autistas, utilizando as TIC. Conjunto de ferramentas dirigidas a alunos autistas, professores, familiares/pessoas de apoio. Disponível em Inglês, Português, Espanhol, Francês e Italiano.
O presente documento tem como objetivo apresentar algumas estratégias para professores e assistentes operacionais, de forma a promover, da melhor forma possível, a inclusão de alunos com autismo na escola. Tendo em conta a diversidade de expressões do espetro do autismo, algumas estratégias apresentadas poderão adequar-se mais do que outras.
Este recurso foi desenvolvido pela equipa Avista para fornecer orientação e recursos práticos às equipas escolares no apoio a alunos com autismo. Tem como temáticas: introdução e terminologia, criar um ambiente amigável ao autismo, suportes visuais, rotina e estrutura, estratégias de comunicação, regulação emocional e gestão de comportamentos, processamento sensorial, currículos, salas amigáveis ao autismo, recursos para ajudar as crianças a entender o autismo, lista de referências e leituras adicionais e recursos para impressão.
Desenvolvido no âmbito do projeto GAMESS: Games for students with Autism as an effective Methodology in Education for the development of Social Skills, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE. Este recurso foi criado com foco em abordagens de aprendizagem de competências sociais, voltadas para o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais em crianças autistas inseridas em turmas regulares. O principal objetivo é promover a inclusão segura e eficaz desses alunos no ambiente escolar, utilizando jogos adaptativos que estimulem a consciência social e fortaleçam os laços entre os colegas. Dada a ampla valorização das atividades lúdicas, especialmente nos primeiros anos do ensino fundamental, foi desenvolvido um manual prático para professores, com jogos aplicáveis em sala de aula com finalidade educativa.
Desenvolvido no âmbito do projeto GAMESS: Games for students with Autism as an effective Methodology in Education for the development of Social Skills, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE. Currículo de competências sociais para crianças Autistas com base em jogos, destinado a professores do 1.º ciclo ajudando-os a ensinar, de forma eficaz, competências sociais importantes para alunos autistas. O Currículo visa aumentar as competências dos professores, tendo em consideração: a) Os desafios enfrentados pelas crianças autistas na sala de aula regular e no ambiente escolar em geral, b) As competências sociais com as quais as crianças autistas costumam ter dificuldades, c) A ausência de currículos de formação abrangentes focados no desenvolvimento profissional dos professores em competências sociais. Conteúdos: Compreensão do autismo; Problemas e dificuldades enfrentados pelas crianças autistas na sala de aula relacionados às competências sociais; e Estratégias de ensino.
Iniciativa criada no âmbito do curso de Mestrado em Educação Especial – Domínio cognitivo e motor, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu. Este e-Book está orientado para a pesquisa e intervenção no domínio da educação especial e inclusão, numa abordagem que valoriza o desenvolvimento da autonomia e a participação de crianças/jovens e adultos com necessidades específicas nos seus contextos sociais de vida. Este e-book tem como objetivo potenciar um espaço de reflexão em torno de temas candentes da atualidade, sendo que os textos apresentados abordam temáticas diversas, como projetos inclusivos de cocriação, análise dos contributos do método montessori na intervenção com crianças Autismo, reflexões teóricas sobre (des)conexões e opções metodológicas da educação inclusiva, ou referencial de vida independente, na senda da inclusão.