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A presente publicação insere-se no âmbito das atividades do Núcleo de Investigação em Educação, Formação e Intervenção da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, mais especificamente na sua linha de Educação Especial e Inclusiva. Esta publicação visa ser mais um contributo para vencer esse desafio de todos nós e de todos os dias que é cumprir a construção de uma escola e uma sociedade naturalmente inclusivas.
Guia de design essencial para todos os envolvidos na criação e conceção de ambientes de aprendizagem em escolas primárias na Nova Zelândia. Espera-se que, ao implementar as soluções arquitetónicas propostas neste guia, não apenas os alunos no espectro do autismo sejam positivamente impactados, mas que todos os alunos possam beneficiar dessas melhorias.
Este recurso foi desenvolvido pela equipa Avista para fornecer orientação e recursos práticos às equipas escolares no apoio a alunos com autismo. Tem como temáticas: introdução e terminologia, criar um ambiente amigável ao autismo, suportes visuais, rotina e estrutura, estratégias de comunicação, regulação emocional e gestão de comportamentos, processamento sensorial, currículos, salas amigáveis ao autismo, recursos para ajudar as crianças a entender o autismo, lista de referências e leituras adicionais e recursos para impressão.
Desenvolvido no âmbito do projeto "GAMESS: Games for students with Autism as an effective Methodology in Education for the development of Social Skills", cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE. Currículo de competências Sociais para Crianças Autistas com Base em Jogos, destinado aos professores do 1º ciclo que ajudará os professores a ensinar de forma eficaz competências sociais importantes para alunos autistas. O Currículo visa aumentar as competências dos professores, tendo em consideração: a) Os desafios enfrentados pelas crianças autistas na sala de aula regular e no ambiente escolar em geral, b) As competências sociais com as quais as crianças autistas costumam ter dificuldades, c) A ausência de currículos de formação abrangentes focados no desenvolvimento profissional dos professores em competências sociais. Conteúdos: Compreensão do autismo; Problemas e dificuldades enfrentados pelas crianças autistas na sala de aula relacionados às competências sociais; e Estratégias de ensino.
O Departamento de Serviços para Famílias da Autism Speaks disponibiliza recursos, materiais e apoio para o ajudar a lidar com os desafios diários do autismo (www.autismspeaks.org/family-services). Estes materiais são resultado das atividades contínuas da Autism Speaks.
Desenvolvido no âmbito do projeto "GAMESS: Games for students with Autism as an effective Methodology in Education for the development of Social Skills", cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE. Este recurso foi criado com foco em abordagens de aprendizagem de competências sociais (SSL – Social Skills Learning), voltadas para o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais em crianças autistas inseridas em turmas regulares. O objetivo principal é promover a inclusão segura e eficaz desses alunos no ambiente escolar, utilizando jogos adaptativos que estimulem a consciência social e fortaleçam os laços entre os colegas. Dada a ampla valorização das atividades lúdicas, especialmente nos primeiros anos do ensino fundamental, foi desenvolvido um manual prático para professores, com jogos aplicáveis em sala de aula com finalidade educativa.
O presente documento tem como objetivo apresentar algumas estratégias para professores e assistentes operacionais, de forma a promover, da melhor forma possível, a inclusão de alunos com autismo na escola. Tendo em conta a diversidade de expressões do espetro do autismo, algumas estratégias apresentadas poderão adequar-se mais do que outras.
Os recursos do projeto IPA+ consistem em materiais e ferramentas desenvolvidos para apoiar a formação de profissionais que trabalham com pessoas no espectro do autismo. O projeto IPA+, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE, desenvolveu e testou dois cursos de formação online (curso básico e avançado) para atender às necessidades educacionais de profissionais com diferentes níveis de experiência e conhecimento. Além disso, o projeto disponibiliza diretrizes práticas baseadas em evidências para profissionais interessados em implementar a formação IPA+ de forma autónoma e independente. Esses recursos foram criados com base em evidências científicas e na experiência de especialistas da área, e estão disponíveis gratuitamente para consulta e uso em diversos idiomas.
Este e-Book surge no âmbito do Seminário: Educação Inclusiva - Um direito negociável, realizado no ISEC Lisboa, em maio de 2023. O Livro é constituido por duas partes: Integra textos que decorrem do desenvolvimento do seminário e incorpora textos que completam a primeira parte e direccionam para outros olhares e abordagens em diferentes contextos.
Este guia surge numa tentativa de orientar as famílias nas respostas que estão disponíveis e que nem sempre são do conhecimento dos pais e cuidadores. Com uma linguagem acessível e simplificada, pretende guiar a sua procura no sentido de adequar o mais possível cada caso a uma resposta; pretende auxiliar os pais e cuidadores não só ao nível de questões relacionadas com educação, mas também em termos de prestações sociais.