Política de Qualidade

Publicada em setembro de 2021

Missão

A Federação tem como missão a representação das Instituições suas filiadas por forma a defender incondicionalmente os direitos das pessoas no espetro do autismo, e das pessoas com elas significativamente relacionadas e a promover e garantir o exercício desses direitos.

A fim de cumprir a sua Missão, a FPDA aposta numa equipa competente, desenvolve metodologias de trabalho destinadas ao apoio aos seus Associados e assume o compromisso de cumprir os requisitos da Norma NP EN ISO 9001, assim como a legislação e os regulamentos aplicáveis à sua atividade.

Visão

Ser reconhecida como a representante Portuguesa das associações de pessoas com autismo.

Valores

A Federação pauta a sua ação pelos valores da não discriminação, da solidariedade, da inclusão e do associativismo.

Princípios

A Federação respeita e dissemina os princípios consagrados na ordem jurídica nacional, designadamente na Constituição da República Portuguesa, e na ordem jurídica internacional, nomeadamente na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e ratificada por Portugal, na Carta para as Pessoas com Autismo, aprovada no Congresso da Autism Europe e adotada pelo Parlamento sob a Forma de Declaração Escrita sobre Autismo, tanto no que se refere aos direitos individuais quanto aos direitos das organizações representativas dos titulares de interesses.

A melhoria de qualidade apoia-se na partilha de experiências, de conhecimentos e na cooperação dos membros da FPDA. Esta melhoria está integrada num processo contínuo, plenamente assumida por todos os órgãos dirigentes e pessoas, num compromisso pela melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade.