A FPDA - Federação Portuguesa de Autismo é uma pessoa coletiva de direito privado com natureza de Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede em Lisboa.
Foi fundada no final de 2003 e iniciou as suas atividades em janeiro de 2004.
Tem âmbito nacional e substitui a organização nacional APPDA, Associação Portuguesa para a Protecção aos Deficientes Autistas (anteriormente denominada Associação Portuguesa para a Protecção às Crianças Autistas), fundada em 1971, membro da Associação Internacional Autism-Europe desde 1988.
A anterior Presidente do Conselho Executivo e anterior Presidente da Mesa do Congresso, a Dra. Isabel Cottinelli Telmo, foi Vice-presidente da Autism-Europe de 1990 a 2008.
Os membros da Federação são ONGPDs ligadas à área das perturbações do desenvolvimento e autismo, sem fins lucrativos, Instituições Particulares de Solidariedade Social, parcialmente financiadas pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social. O restante financiamento é feito através das cotizações dos membros, donativos e patrocínios.
A Federação Portuguesa de Autismo deve promover e apoiar as iniciativas dos seus membros e ajudar a implementar novas organizações. Representa os seus membros junto das organizações públicas e privadas, portuguesas ou estrangeiras, que perseguem os mesmos fins.
Membros fundadores
- APPDA - Lisboa, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo
- APPDA - Norte, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo
- APPDA - Coimbra, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo
- APPDA - Viseu, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo