Recursos - Emprego

e-Guide ASES: Recrutamento e Desenvolvimento Profissional dos Trabalhadores com Autismo

2023
e-Guide
(
Português
)

Autor:

Projeto ASES desenvolvido por: FPDA- Federação Portuguesa de Autismo (Portugal), Specialisterne ApS (Dinamarca), Latvijas Autisma apvieniba (Letónia), 8D Games BV (Países Baixos), Business Confederation of Macedonia (Macedónia do Norte), Dekaplus Business (Chipre), OECON (Grécia)

Este e-Guide, desenvolvido no âmbito do projeto ASES, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE, contém material prático e referências para apoiar potenciais empregadores e recrutadores de pessoas com autismo. O guia inclui um conjunto de procedimentos, ferramentas, dicas, boas práticas, orientações e uma visão geral sobre métodos de entrevista e desenvolvimento profissional. Representará um documento de referência rápida que os empregadores poderão consultar durante o processo de recrutamento, gestão e desenvolvimento profissional de colaboradores com autismo.

Aceder ao recurso

Sei Trabalhar - Modelo de Boas Práticas

2016
Modelo de Boas Práticas
(
Português
)

Autor:

FPDA - Federação Portuguesa de Autismo

Este documento representa a compilação do trabalho realizado ao longo do projeto Sei Trabalhar, cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação I.P. em 2016.  O documento apresenta-se dividido por diferentes capítulos, iniciando com a apresentação da entidade promotora do projeto, a FPDA-Federação Portuguesa de Autismo, seguido da apresentação do projeto compreendendo os seus objetivos gerais e específicos. Depois são apresentados o enquadramento teórico, a metodologia, o procedimento e a amostra, prosseguindo para a descrição da aplicação do procedimento com a exposição individual de cada um, concluindo com a discussão dos resultados do projeto e a conclusão.

Aceder ao recurso

Sei Trabalhar - Guião para empregadores

2016
Guia
(
Português
)

Autor:

FPDA - Federação Portuguesa de Autismo

Guia para empregadores - O Guião Sei Trabalhar pretende mostrar as vantagens de trabalhar com pessoas com Autismo. A sua originalidade centra-se no facto de ser construído e ilustrado por um grupo de 13 jovens, 10 rapazes e 3 raparigas, que estão ou estiveram empregados e que aconselham os empregadores baseados na sua experiência. Desenvolvido no âmbito do projeto Sei Trabalhar, cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.) em 2016.

Aceder ao recurso

Toolkit for young people - Transition to employment

s/d
Toolkit
(
Inglês
)

Autor:

Ambitious About Autism & Autism Education Trust supported by Department of Education (UK)

Conjunto de ferramentas para apoiar jovens autistas nas suas primeiras experiências de emprego, educação contínua ou formação.

Aceder ao recurso

Checklist: How to write a CV

s/d
Lista de verificação
(
Inglês
)

Autor:

Ambitious About Autism

Checklist para que pessoas autistas possam garantir que incluíram todas as informações essenciais no seu CV, de uma forma relevante e organizada.

Aceder ao recurso

Common examples of reasonable adjustments

s/d
Exemplos de adaptações razoáveis
(
Inglês
)

Autor:

National Autistic Society

Acomodações razoáveis são alterações feitas para evitar que esteja em desvantagem por ser uma pessoa autista (ou por cumprir, de outra forma, a definição legal de deficiência) em comparação com alguém que não o seja. Estas acomodações podem ser solicitadas em qualquer fase do ciclo de emprego, incluindo durante o processo de recrutamento.

Aceder ao recurso

Template letter to raise a concern about reasonable adjustments not being provided

s/d
Modelo de carta para esclarecimento sobre acomodações
(
Inglês
)

Autor:

National Autistic Society

Esta carta modelo pode ser usada para apresentar uma preocupação quando não são feitas acomodações razoáveis após um pedido.

Aceder ao recurso