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Manual elaborado no âmbito da atividade 3 do Projeto IPV I2 – Inclusão académica e empregabilidade em estudantes com necessidades específicas, desenvolvido nas Unidades Orgânicas do Instituto Politécnico de Viseu. Constitui-se como um recurso teórico-prático orientado para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.
Esta brochura tem como objetivo informar, divulgar e sensibilizar as empresas para as vantagens da integração e da contratação de pessoas com deficiência. Destina-se a todas as empresas, independentemente do setor de atividade e da sua dimensão (grandes, médias, pequenas e micro).
Curriculum do curso de formação VET para Formadores e Gestores de PMEs desenvolvido no âmbito do projeto ASES, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE. O curso de formação VET ASES para Gestores de PMEs tem como objetivo o treino dos formadores egestores das PMEs com especial atenção aos seguintes aspetos:● Como entrevistar candidatos com autismo;● Como preparar um ambiente de trabalho apropriado para o trabalhador autista e● Como apoiar o desenvolvimento profissional do trabalhador autista.O curso de formação VET ASES fornece materiais que apoiam:1. Um ambiente de aprendizagem híbrido que permite a realização de cursos flexíveis;2. Realização de cursos por meios digitais;3. Realização de cursos presenciais.
Projeto Better to Include, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da UE. Guia Europeu de Boas Práticas para o Recrutamento Inclusivo. Este guia não só reflecte a colaboração e a dedicação de muitos, como também representa um passo importante para um futuro de recrutamento mais inclusivo, acessível e justo.
Checklist para que pessoas autistas possam garantir que incluíram todas as informações essenciais no seu CV, de uma forma relevante e organizada.
O presente documento representa a compilação do trabalho realizado ao longo do projeto Sei Trabalhar, cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (602/2016, INR, I.P.). Este projeto vem dar resposta ao atual enquadramento da sociedade que reflete a situação de pessoas com Perturbação do Espetro do Autismo ao ingressar no mercado de trabalho bem como as suas dificuldades e obstáculos distintos. O documento apresenta-se dividido por diferentes capítulos, iniciando com a apresentação da entidade promotora do projeto, a FPDA-Federação Portuguesa de Autismo, seguido da apresentação do projeto compreendendo os seus objetivos gerais e específicos. Depois são apresentados o enquadramento teórico, a metodologia, o procedimento e a amostra, prosseguindo para a descrição da aplicação do procedimento com a exposição individual de cada um, concluindo com a discussão dos resultados do projeto e a conclusão.
Treino de competências profissionais e empregabilidade em várias empresas da Região Autónoma da Madeira, como a Serlima, Grupo Pestana e Jerónimo Martins nas lojas Pingo Doce, através de uma parceria com o Instituto de Emprego da Madeira, IEM no Programa 100 diferenças, que possibilita um estágio de dois anos, remunerado pelo IEM, sem despesas para as empresas, este estágio permite que a pessoa consiga demonstrar a sua capacidade e depois as empresas fazem contrato de trabalho com apoios do IEM. Sempre avaliados e acompanhados por uma psicóloga, assistente social e educadora social
Visa promover o processo de desenvolvimento pessoal, a autonomia; a Inclusão social e a Inserção no mercado laboral, através de sessões de psicologia, autonomia e orientação vocacional. Coordenados e acompanhados por uma psicóloga, e acompanhados por uma educadora social, assistente operacional e uma auxiliar geral. Tem diversos parceiros como entidades públicas e privadas.